Passeio de Jeep para Castelhanos

Para facilitar, vou fazer a relação do que levar para garantir um passeio confortável: repelente para insetos (leve sempre mais do que imagina que vai usar), protetor solar, tênis (obrigatório para fazer trilha até a cachoeira), uma muda de roupa mais quente (no retorno do passeio a temperatura é sempre mais baixa), leve dinheiro para pagar as contas pois lá não tem como pagar com cartão, leve sua filmadora, máquina fotográfica ou o seu celular (lá não pega, é só para fazer umas fotos mesmo!).
Qual empresa de passeio usar? Existem várias e os valores são próximos, mas, por várias indicações acabei escolhendo a Maremar e fiquei muito satisfeito.
A Praia de Castelhanos é um show de natureza quase selvagem. Acredito que boa parte desta preservação vem justamente pela dificuldade de acesso, não que seja algo extremamente radical. São 22kms em estrada de terra, com muitas curvas, subidas e descidas e claro, não podem faltar alguns buracos, principalmente na época das chuvas. Acho mais prático ir com um carro adequado e com uma pessoa já abtuada a estas agruras.
Este passeio oferece a possibilidade de ir ou voltar de barco, e segundo informações as vistas são maravilhosas, mas as condições de tempo me fizerm resolver ir e voltar de jeep. O percurso de ida durou por volta de 01 hora entre muitos balanços e um pouco de poeira em alguns trechos, mas, sinceramente, valeu a pena, o lugar é lindíssimo. Andei pela praia, que tem perto de 1500m.

Praia de Castelhanos em Ilhabela

No lado direito, oposto por onde chegamos, o mar é um pouco mais calmo e a vista do ilhote em frente é melhor. Voltando um pouco, ficam algumas barracas e a concentração de banhistas, mas a praia é de tombo e o mar muito agitado. Voltando ao extremo esquerdo onde tem um rio e é acesso para a Cachoeira do Gato o mar é muito mais tranquilo.

Trilha Cachoeira do Gato

A trilha para a Cachoeira do Gato é considerada de dificuldade leve a mediana - são cerca de 40 minutos andando pela mata com trechos de grande inclinação. Apesar desta dificuldade, vale a pena perder um pouco de praia e cerveja para conhecer o local com uma queda dágua de 80m. de altura, no meio da mata.

Cachoeira do Gato

Dicas de ouro para um passeio perfeito

  1. Na alta temporada, garanta seu passeio, reserve 1 ou 2 dias antes;
  2. Nunca é demais lembrar: leve repelente para insetos;
  3. Leve tênis se vai fazer a trilha para a cachoeira;
  4. Leve uma roupa mais quente para a volta;
  5. Filtro solar, câmera fotográfica, filmadora ou celular;
  6. Pagamentos por lá só em dinheiro;